terça-feira, 30 de abril de 2013

Seleção Brasileira Masculina de Handebol em Cadeira de Rodas treina em Itajaí


Handebol em Cadeira de Rodas
Seleção Brasileira treinou em Itajaí no fim de semana
Criado no Brasil em 2005, o Handebol em Cadeira de Rodas (HCR) é uma modalidade que está conquistando seu espaço no paradesporto. Prova disso, é o primeiro mundial da modalidade, que será realizado em setembro deste ano, no Brasil. Itajaí e Curitiba irão sediar as duas etapas da competição, e para fazer bonito, a Seleção Brasileira iniciou neste fim de semana seus treinos, em Itajaí.
Quatorze atletas de Itajaí, Rio de Janeiro e Paraná estiveram reunidos no Ginásio de Esportes Gabriel João Collares disputando uma das cinco vagas na seleção para o mundial, na classe HCR4. Além do Brasil, a competição irá reunir seleções do Japão, Austrália, Portugal, Argentina, Chile, Colômbia e Bolívia. Em Itajaí será disputada a classe HCR4, que se assemelha ao handebol de areia, porém é disputado na quadra, e em Curitiba será disputada a classe HCR7, com regras semelhantes as do handebol tradicional.
A última etapa da seletiva será em junho, também em Itajaí. Três paratletas de Itajaí estão na disputa por uma vaga no mundial: Ricardo Allgayer da Silva, Charles Teixeira e Flávio Reitz. O técnico da equipe, Daniel dos Passos, também é daqui. Segundo ele, a cidade está se destacando na modalidade. “No ano passado, Itajaí conquistou dois dos principais títulos do HCR: o Brasileiro e o Sul Americano”, conta o técnico.
 
HANDEBOL EM CADEIRA DE RODAS - HCR
O HCR foi criado pelos professores Décio Roberto Calegari, José Irineu Gorla e Ricardo Alexandre Carminato, em 2005, na Universidade Paranaense (Unipar – Campus Toledo/PR). A primeira federação da modalidade foi a Paranaense de Handebol em Cadeira de Rodas (FPRHCR), fundada em maio de 2007, também na cidade de Toledo.
As regiões Sul e Sudeste são as que possuem mais praticantes. A modalidade esportiva foi pensada para que pessoas com deficiência física pudessem praticar o handebol de duas formas diferentes: através do Handebol Sete (Handball Seven ou HCR7) e do Handebol Quatro (Handball Four ou HCR4).
No HCR7, é disputada na quadra oficial da modalidade de handebol, com tempo de jogo, regras, número de jogadores, substituições e regras gerais muito próximas ao handebol convencional, sendo que todos os jogadores podem atuar como goleiro a qualquer momento do jogo, desde que não estejam na área do goleiro dois defensores, caso ocorra esta situação a equipe é punida com um tiro de sete metros.
Já o HCR4 assemelha-se ao handebol de areia, sua área de disputa utiliza as linhas da quadra de basquete, é disputado por quatro jogadores, sendo um goleiro e três jogadores de linha, e a mesma regra quanto ao goleiro do HCR7. O jogo é disputado em dois sets de quinze minutos cada com cinco minutos de intervalo e o placar volta a zero ao final de cada set. Assim como no handebol de areia, o HCR4 tem o gol espetacular que é o gol feito em condições especiais (após um giro de 360°, por exemplo) deve ser considerado como se valesse dois gols.



Mais fotos na página do Flickr na Prefeitura de Itajaí: www.flickr.com/photos/secomitajai

Informações Adicionais:
Daniel dos Passos – Técnico
Telefone: 9995-1988
Foto: Prof Daniel dos Passos (centro) e Flávio Reitz (à esquerda atleta convocado)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes